1905
Fundação da Carlos Ferreira da Silva & Filhos, Lda
Em 1905, quando foi fundada a Carlos Ferreira da Silva & Filhos, Lda. (também conhecida como Antiga Casa Pompeu), os conceitos de reciclagem e reaproveitamento eram muito diferentes e não tinham a importância que têm hoje. Com efeito, no início da sua atividade, a Carlos Ferreira da Silva & Filhos, Lda. não era mais que o um "farrapeiro" que comprava papel e cartão a particulares, para posteriormente entregar essa mercadoria em forma de matéria-prima, para as muitas fábricas de papel e cartão, que então prosperavam, na zona de Santa Maria de Lamas, Rio Meão e S. Paio de Oleiros.
Diversificação
Mais tarde, já durante a gestão da segunda geração da família, o negócio foi sofrendo mudanças que contribuíram para o sucesso e crescimento da empresa, nomeadamente a diversificação do negócio, alargando a atividade à recolha e tratamento de outros materiais, como vidro, plásticos e sucata.
Década 80
Expansão
Em meados da década de 80, o espaço que a empresa ocupava na movimentada e exígua Rua General Torres, no centro de Vila Nova de Gaia, tornou-se demasiado pequeno para a atividade da empresa. Foi por esse motivo que a família Ferreira da Silva decide adquirir um armazém na Zona Industrial de Avintes, que lhe permitiu tirar melhor partido do crescimento do negócio..
1990
Crescimento da empresa
Carlos Ferreira da Silva & Filhos, Lda. apresentou um projeto ao FAIJE que, uma vez aprovado, veio reforçar a capacidade da empresa, dotando-a dos meios necessários para poder continuar a sua melhoria contínua.
2004
Nova Unidade
Em 2004, a Carlos Ferreira da Silva & Filhos, Lda. adquiriu uma nova unidade na zona industrial de Albergaria-a-Velha, diversificando geograficamente o seu negócio e equipando este novo centro com todas as condições necessárias ao desenvolvimento do negócio: frota, prensa, empilhador, báscula, entre outros.
2008
Venda de capital
A multinacional espanhola SAICA (empresa de renome internacional, sobretudo a nível europeu na área de produção de papel e cartão) surge interessada na aquisição da totalidade do capital da empresa. No entanto, a proposta não foi aceite no formato proposto e foi assim que a empresa decidiu alienar 20% do seu capital, com perspetiva de ser proporcionada uma oportunidade de crescimento exponencial, o que se veio a confirmar mais tarde.
Março, 2009
Um recomeço
A empresa passou pelo maior desafio da história da empresa, que colocou em causa a sustentabilidade da Carlos Ferreira da Silva & Filhos, Lda. Este foi o ano em que sofreu um violento incêndio, que destruiu por completo aquilo que havia demorado mais de um século a construir, tanto o armazém, como a frota, a maquinaria, diversos materiais, hardware…toda a estrutura estava reduzida a cinzas.
Foram 8 os meses necessários para, com enorme força de vontade, resiliência, persistência e paixão, a família Ferreira da Silva reerguer um novo armazém, que viria a ser a nova sede da empresa. Para além das instalações, a empresa renasceu com nova frota, nova maquinaria, renovadas condições para o desenvolvimento do negócio.
Com uma evolução constante da sua faturação e com quotas crescentes de exportação, a Carlos Ferreira da Silva & Filhos, Lda. ultrapassa, em 2011, a barreira dos EUR 5.000.000 de volume de negócios, alcançando assim um dos maiores objetivos da Direção da empresa: a certificação no Sistema Integrado de Gestão.
Marcos Históricos
Conheça melhor a nossa história